por Jaci Brasil
Um lugar aconchegante com um nome extremamente convidativo. Um momento de comemoração que pedia algo grandioso. Foi assim que o aniversário de um ano do Comidinhas – As aventuras gastronômicas de três jornalistas foi parar no O melhor bolo de chocolate do mundo.
Com esse nome o lugar já tem cara de comemoração. E a primeira pergunta que surgiu na mesa assim que foi dada a primeira garfada: “É o melhor bolo de chocolate do mundo?”
Pra mim se não tivesse esse título talvez fosse, mas como logo de cara já tem o peso do nome fiquei achando que é um ótimo bolo de chocolate, mas não O melhor.
E como é o tal bolo? Na verdade não vai farinha na massa, se é que podemos chamar algo que lembra um suspiro de chocolate de massa. O recheio é um ganache de chocolate Valrhona (francês, viu?) bem cremoso, que fica uma delícia em oposição a leve crocância da massa.
Você ainda pode escolher entre o tradicional (mais doce) e o meio amargo (que não é tão amargo assim).
O atendimento deixa um pouco a desejar, e como o local é bem pequeno, sempre tem fila, e nós ainda estávamos em um grupo grande então quase tivemos que brigar pela mesa. Meu conselho? Vá com o namorado ou com uma amiga, e se quiser fazer a alegria das crianças compre e leve pra comer em casa.
E fica aqui o nosso obrigado aos amigos que compareceram para nos dar um abraço de parabéns!
Confira as fotos no nosso flickr.
O melhor bolo de chocolate do mundo
Rua Oscar Freire, 125 – São Paulo
Um bolo de chocolate é uma das sobremesas mais básicas para qualquer mortal comum. O ingrediente principal é adorado por quase todo mundo. Então quando me chamaram para ir conhecer a doceria portuquesa fiquei cético quanto ao título de melhor bolo do mundo. Mas basta provar um pedaço para ver que o gosto é diferente de todos os outros que já comemos na nossa vida (e olha que não foram poucos). Não sei, tem momentos que me confundi. Não sabia se era um bolo ou uma mousse. A cobertura é adoçada na medida, nem um pouco enjoativa…nada muito doce. Nem mesmo a versão ao leite. Pra mim, a meio amarga é a campeã. Tem bolo, suspiro no meio, cobertura…todos em perfeita harmonia. Para o deleite de qualquer um, principalmente, para um chocólatra como eu.
Comi o bolo meio-amargo. É muito bom, pois não é muito doce e dá pra sentir muito bem o sabor do chocolate…
Não sei se é mesmo o melhor bolo de chocolate do mundo… mas eu adorei.
Eu cheguei atrasado ao encontro, é bem verdade, mas assim que cheguei já pedi um pedaço do tradicional (tinha também o meio-amargo). O bolo em si é muito bom, de fato com uma consistência diferenciada, uma cobertura bem doce e que para o meu paladar, ao final ele fica um pouco pesado, quase enjoativo, mas muito bom.
Achei o melhor do mundo? Definitivamente não, pois na mesma hora quando indagado da minha opinião eu estava com o sabor dele na memória e lembrando do ótimo bolo que tem na padaria Santa Marcolina em Moema,. Com uma massa cremosa, estilo mousse, sem ser enjoativo e com uma casquinha em cima que é deliciosa. Aliás, desafio o melhor bolo de chocolate do mundo com esse, quem quer vir?
Se é o melhor bolo do mundo?
Acho que não dá para comparar com os outros, afinal, dá pra classificar como bolo alguma coisa que não leva farinha e fermento?
O segredo deles é a harmonia perfeita entre o suspiro e o creme ganache, meio mousse de chocolate. O chocolate Valrhone dá o toque especial (e deixa o bolo muito mais chique!).
Não sei se é o melhor bolo, mas com certeza está no top 10 dos melhores doces com chocolate do mundo!