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Archive for 29 de Julho, 2007

* Desde que a Camila chamou minha atenção pelo post da banana, fiquei encanada. Não gosto de banana, nunca gostei, e não vai ser agora que vou comer banana. Pode ser que mude de idéia mais pra frente, mas, para salvar meu coração, vou comer berinjela!!!

por Marco de Cardoso

Há séculos é usada no como um alimento auxiliar no fortalecimento do corpo e tratamento de várias doenças como artrite, reumatismo e problemas digestivos. Além de suas aplicações medicinais, também é muito apreciada na culinária, em saladas, acompanhamento de diversos pratos e em receitas como berinjela recheada, que é servida como aperitivo. Nos últimos dez anos,pesquisas vêm comprovando a eficácia do uso deste vegetal sobre um dos grandes temores da vida moderna: o colesterol. Estes estudos deram conta que pessoas que passaram a consumir regularmente a berinjela na alimentação do dia a dia tiveram reduções de níveis do colesterol no sangue. Em alguns casos, estas diminuições chegaram a quase 80%. A berinjela é rica em vários nutrientes vitais para a saúde e o bom funcionamento do organismo. Em sua composição encontramos uma grande quantidade de proteínas, cálcio, fósforo, ferro e as vitaminas B1, B2 e C. É um alimento pouco calórico, com cerca de 28 calorias para cada 100g. A berinjela também pode ser bastante útil na redução da ação das gorduras no fígado, ou seja, ajudando na digestão de alimentos mais “pesados”. É uma planta que não se adapta muito bem à regiões mais frias. Nos países de clima temperado, a única época boa para o plantio é entre agosto e setembro. Mas para nós que moramos num país como o Brasil, uma boa notícia. Nas regiões mais quentes, a berinjela pode ser plantada e cultivada durante praticamente todos os meses do ano. O que nos permite encontrar facilmente este alimento altamente nutritivo e tão benéfico para nossa saúde.

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por Marco de Cardoso (site BemStar)

A alimentação pode ajudar a deixar você mais bem-humorado

As exigências e cobranças do dia a dia aumentam os níveis de estresse e acabam atacando o equilíbrio mental das pessoas, provocando um problema muito comum atualmente: o mau-humor.

No entanto, a solução para isto pode estar…nos pratos! É que pesquisas feitas por nutricionistas apontam cada vez mais para a relação entre os alimentos e a liberação dos chamados neurotransmissores, substâncias produzidas pelo organismo e que atuam como calmantes e relaxantes sobre o sistema nervoso central.

Entre estes neurotransmissores se destacam a serotonina,a dopamina e a noradrenalina,que além de melhorarem o humor, auxiliam também a deixar o sono mais tranquilo Entre os alimentos que ajudam a liberar estas substâncias no organismo, estão o leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados, pães, cereais biscoitos e massas integrais, legumes, frutas e mel.

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por Marco de Cardoso (site BemStar)

É um alimento leve, de alto teor nutritivo e de fácil digestão, que já é consumido de forma habitual nos países orientais e de algumas décadas para cá, tem conquistado os paladares pelo Ocidente também. Geralmente é utilizado em saladas no acompanhamento de pratos refogados de carne ou frango. Os brotos são melhor conservados em vasilhas d’água constantemente renovadas. E a vantagem é que pode ser encontrado o ano inteiro.

O broto possui abundante quantidade de vitaminas e minerais e apresenta baixo teor de lipídios. Contém ainda os chamados compostos fenólicos que representam um importante papel no combate e controle dos radicais livres, ajudando assim a retardar o processo de envelhecimento do corpo humano.

Estudos feitos pela Universidade Federal Rural de Pernambuco,revelam que o conteúdo de compostos fenólicos no broto de feijão é maior que o encontrado em outros vegetais, como cebola, cenoura, tomate e ervilha. Outras experiências desenvolvidas pelos pesquisadores da universidade, comprovaram que o alimento possui a capacidade de reduzir a oxidação das células em quase 50%.

O tipo de broto mais recomendado para o consumo humano é o chamado broto de feijão mungo, que é facilmente encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais ou lojas especializadas em comida japonesa ou chinesa. E com tantas propriedades nutritivas, não é de se estranhar que o consumo desta tradicional iguaria oriental esteja sendo cada vez mais comum na alimentação dos países da Europa e Américas.

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por Marco de Cardoso (BemStar)

Uma xícara do chocolate pode ajudar o sistema nervoso a retardar o processo de envelhecimento do cérebro, provocado pelo envelhecimento do organismo.

É que as sementes do cacau possuem uma grande quantidade de antioxidantes que aumentam o fluxo de sangue no cérebro, fazendo com que este funcione melhor.

O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Nottingham na Inglaterra, com um grupo de mulheres jovens que tiveram os cérebros monitorados por computador enquanto tinham que resolver testes com problemas complexos.

O resultado mostrou que aquelas que bebiam regularmente bebidas achocolatadas apresentaram melhores resultados nos testes. Mas os cientistas alertam que esse é um indicador que ainda precisa ser comprovado com estudos mais profundos.

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Bolinho de chuva

por Claudia Midori

O frio em São Paulo parece que resolveu ficar. Ontem a cidade estava vazia, mas os shoppings… lotados!!! Passei em frente de um que tinha fila de carros na porta, o outro, que fui, estava cheio, mas dava pra andar sem esbarrar, a não ser nas lojas em liquidação. Parece que todos foram comprar roupa de frio e comer, comer, comer!

Desde ontem tô com vontade de comer bolinho de chuva. Não sei fazer, não sei mesmo, aí fico na barra da minha mãe para que ela faça para nós. A receita dela é geralmente sem medidas, não da última, que vi as medidas para poder colocar aqui no blog. Tirei as fotinhos antes porque sabia que não ia sobrar UM pra contar história.

Ingredientes:
* 2 xícaras de chá de farinha de trigo
* 1 ovo (aqui em casa usamos pouco ovo por causa do colesterol)
* 4 colheres de sopa de açúcar
* 1 pitada de sal
* 1/2 xícara de leite
* 1 colher de sobremesa de fermento
* açúcar e canela para polvilhar nos bolinhos

A receitinha é simples – bata tudo! Minha mãe coloca o ovo, os ingredientes secos, mexe, e acrescenta o leite aos poucos. Depois é fritar, ligar a TV e comer!

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